Um dia após colapsar, Prefeitura consegue novas vagas de internação
Em live nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (15), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), confirmou que a cidade terá mais 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para combater a pandemia do coronavírus. Ontem (14), ele tinha informado que o município tinha colapsado.
Antes da pandemia, Guarulhos possuía 73 leitos de UTI. Durante o combate ao vírus, o número subiu para 177. Hoje, o Governo do Estado implantou mais 10 vagas. A Prefeitura também conseguiu o aluguel de mais 10 UTIs no Hospital Neurocenter, local em que a gestão municipal já tinha 20 leitos locados. Com isso, serão 197 leitos disponíveis para casos graves.
Várias cidades paulistas estão sem leitos disponíveis. Mais de 60 paulistas já morreram à espera de internação.
Guti ressaltou que é importante que os jovens deixem de participar de aglomerações. “Uma coisa é a pessoa sair de casa para trabalhar. Outra é ir para a balada”, reclamou.
O secretário municipal de Saúde, José Mário, foi ainda mais enfático. Ele disse que o ideal é que as pessoas que se aventuram em aglomerações deveriam tatuar no braço a frase “Caso precise de UTI, eu abro mão. Seria justo, mas não é feito assim”. A Prefeitura soma 48.953 casos confirmados de covid-19, com 2.213 vítimas fatais.
O desafio da Prefeitura, nesta semana, é conseguir mais 10 leitos de UTI para a cidade, informou Guti.