O secretário de Governo de Guarulhos, Edmilson Americano, participou de uma videoconferência na noite desta terça-feira (7) com profissionais da saúde da cidade chinesa de Yiyang, da província de Hunan, para a troca de experiências no combate ao novo coronavírus.
De acordo com Americano, os chineses avaliaram positivamente a decisão do prefeito em adotar medidas para o isolamento social em Guarulhos, destacando que a interação entre as pessoas é o principal fator de propagação da doença.
“A cidade de Yiyang efetivou um isolamento muito mais radical que o nosso, que se estendeu por dois meses e está acabando somente agora”, afirmou o secretário.
Quando questionados sobre como estavam lidando com o impacto na economia, os chineses foram taxativos ao dizer o que importa são as vidas, que não podem ser recuperadas.
Segundo Americano, os chineses explicaram que em seu país o compromisso dos comerciantes foi tão grande que muitos suspenderam suas atividades de forma voluntária a fim de contribuir com a saúde de todos.
Yiyang também adotou um rigoroso controle nos condomínios residenciais, nos quais é permitida a visita de, no máximo, uma pessoa por dia e fica restringido o acesso de veículos de visitantes aos estacionamentos. Além disso, os próprios condomínios adotaram medidas de teste e triagem em seus moradores, medindo a temperatura antes de entrarem nas residências.
Guarulhos e Yiyang são cidades-irmãs desde dezembro de 2019, quando Guti e o secretário-geral do Comitê Permanente do Congresso Municipal do Povo de Yiyang, Xu Yunbo, assinaram memorando de cooperação mútua em várias áreas de atuação pública, dentre elas a saúde, que atualmente é o centro das atenções de todos os governantes e autoridades mundiais.