Calçadão da Dom Pedro teve movimento normal nesta segunda-feira
Os guarulhenses deixaram a quarentena de lado definitivamente. Nesta segunda-feira (8), o Calçadão da Dom Pedro, no Centro, estava repleto de pessoas. Foi possível constatar filas em vários bancos, além de congestionamentos nos arredores do Shopping Maia, na avenida Salgado Filho e na Rua Cachoeira. Ficar em casa não tem sido uma opção para a maioria dos moradores da cidade.
A quarentena em Guarulhos teve início em 23 de março, com fechamento dos comércios não essenciais e proibição de eventos públicos. Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), do Governo do Estado, 44% dos guarulhenses ficaram em isolamento social no dia 20 de março, último dia útil antes da quarentena.
Na quarta (3) sexta-feira (5) da semana passada, 45% dos moradores da cidade ficaram em suas casas, de acordo com o Simi. Esses foram os menores índices de todo período do decreto de distanciamento social, que está mantido até 15 de junho.
Em postagem no Facebook, o padre Antonio Bosco da Silva, pároco da Catedral de Guarulhos, no Centro, demonstrou preocupação com a alta circulação de pessoas. “Vejo a efervescência frenética de pedestres e um movimento intenso de veículos nas ruas centrais de nossa cidade. Espero que as projeções sobre o número de contaminações e mortos por covid 19 estejam completamente equivocadas.”