Quanto mais cedo o resultado é disponibilizado, maiores são as chances de sucesso no tratamento
A Secretaria da Saúde de Guarulhos adotou recentemente a técnica de cultura líquida para o diagnóstico da tuberculose. Essa abordagem apresenta uma sensibilidade ainda maior na detecção do Mycobacterium tuberculosis e de outras microbactérias não tuberculosas em diversas amostras biológicas.
“Um aspecto crucial dessa técnica é o tempo de liberação dos resultados negativos, que é reduzido para apenas 45 dias corridos, um ganho de 15 dias em comparação à cultura sólida, que era previamente utilizada pelo Laboratório de Saúde Pública”, afirma a secretaria.
“Outra grande vantagem da cultura líquida reside na rapidez da entrega de resultados positivos. Como a técnica é automatizada, as amostras dos pacientes são monitoradas a cada 60 minutos, o que diminui substancialmente o tempo necessário para a identificação de casos confirmados. Quanto mais cedo o laboratório disponibiliza resultados positivos, maiores são as chances de sucesso no tratamento das pessoas infectadas, contribuindo significativamente para o controle da tuberculose dentro do município, explica a pasta”
Além de reduzir o tempo de diagnóstico, esse trabalho incansável no combate à tuberculose, uma doença infecciosa crônica, visa a diminuir a transmissão dessa enfermidade, que ocorre principalmente pela via respiratória, por meio de aerossóis liberados durante a tosse, fala ou espirro de indivíduos portadores de tuberculose pulmonar ou laríngea.
Para garantir um diagnóstico preciso e eficaz da tuberculose a cultura bacteriana é reconhecida como o método padrão-ouro. Esse método não apenas fornece a certeza bacteriológica no diagnóstico, como também possibilita a realização do teste de sensibilidade a medicamentos e o monitoramento do tratamento. Além disso, a cultura bacteriana pode aumentar a taxa de diagnóstico em até 30%, especialmente nos casos em que a baciloscopia resulta negativa.