fbpx
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Guarulhos já alcança maior número de casos de dengue desde 2019

aedes aegypti x dengue
Foto: Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Cidade teve mais de 1,7 mil infecções neste ano

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde revela que desde janeiro deste ano Guarulhos teve 1.738 casos confirmados de dengue. O número é o maior desde 2019, quando ocorreram 6.224 infecções.

O número deste ano já é 66% superior ao total de casos registrados em todos os meses de 2022, que foram 1.066. A pasta aponta 1.022 infecções em 2021, além de 281 em 2020, ano de maior distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus.

Neste ano, o pico de casos confirmados aconteceu em abril, com 527 ocorrências, apenas 22 a mais do que o contabilizado em maio. Já a menor incidência foi em agosto, com 15 infecções.

Especialistas apontam que há risco de o Brasil enfrentar uma nova epidemmia de dengue em 2024. O risco de morte aumenta para as pessoas que já contraíram a doença.

Cuidados

Para denunciar possíveis focos acesse o Portal de Serviços, selecione a aba Guia de Serviços no topo da página, clique em Denúncia e Fiscalização entre as opções abaixo do título Vigilância em Saúde, selecione Denúncia de Criadouro de Mosquito Aedes aegypti e clique em Serviço Online.

A população também deve estar atenta aos principais sintomas da dengue: febre alta (39º a 40º), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas na pele, enjoos, vômitos, indisposição e dor abdominal. Em caso de sintomas é indicado procurar um serviço de saúde para orientações.

A automedicação é um risco à saúde, ainda mais tratando-se de dengue, para a qual medicamentos anti-inflamatórios não hormonais (ou não esteroides) e derivados de ácido acetilsalicílico (ASS) são contraindicados em todos os casos da doença.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM