Secretário adjunto de desenvolvimento econômico afirmou que perda de postos de trabalho na pandemia também colaborou para o crescimento do número de MEIs
O número de microempreendores individuais (MEIs) na cidade saltou de 33.478 para 86.778 entre 2017 e 2020, o que significa mais de 53 mil novos registro de MEIs foram realizados em menos de 4 anos.
A informação foi confirmada pelo Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Antônio Martinho Risso, durante live com o prefeito Guti (PSD), neste domingo, 9.
“Nós notamos uma pequena variação positiva agora neste período mais crucial da pandemia, claro que praticamente uma resposta a própria perda de postos de trabalho”, disse o secretário-adjunto.
Com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o secretário ressaltou que a cidade de Guarulhos perdeu mais de 18 mil empregos, conforme o GRU Diário já havia antecipado.
Entre as categorias que englobam o MEI estão cabeleireiro, pintor, manicure, entre outras atividades, que permite uma rende anual de até R$ 81 mil.
A expectativa agora é que a retomada econômica na cidade diminua a perda de emprego. Além dos empregos, Guarulhos perdeu também com a arrecadação de ISS e de IPTU. A Prefeitura estima uma perda de R$ 600 milhões.