PUBLICIDADE

Anterior
Próximo

PUBLICIDADE

Anterior
Próximo

Guarulhos fica fora de compra de testes rápidos da covid-19

Foto: Divulgação
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

PUBLICIDADE

O Condemat (Consórcio dos Municípios do Alto Tietê) oficializou nesta sexta-feira (17) a aquisição de um lote de 18 mil kits de testes rápidos para Covid-19. A compra, feita de forma coletiva, atenderá a 11 cidades consorciadas e o material deverá estar disponível até o próximo dia 5. Guarulhos foi a única cidade do consórcio a ficar fora da compra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os testes adquiridos pelo Condemat são do laboratório Celer Biotecnologia e possuem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A eficácia chega a 97% quando usado no período de 5 a 8 dias de sintomas. O resultado sai em 15 minutos.

As demais cidades do Condemat vão utilizar os testes rápidos nos profissionais de saúde e pacientes graves.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que não participou da compra porque, “como o teste rápido apresenta quase 70% de resultados falsos negativos, o município teria a necessidade de repetir várias vezes esses testes, uma vez que a janela imunológica é de cinco a 10 dias pós-infecção para que a pessoa crie os anticorpos chamados IGM e o vírus possa ser detectado. Portanto, em caráter prático, a secretaria considera o teste rápido ruim. Sendo assim, e como o município possui o exame PCR, que é processado no próprio laboratório com o qual o município tem contrato de gestão, onde o resultado é liberado em até 36 horas, não haveria o porquê da cidade comprar um teste com especificidade e sensibilidade muito baixas”.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE