Shoppings, restaurantes, comércios não essenciais e bares poderão funcionar apenas no período diurno, entre segunda e sexta-feira
O Governo do Estado de São Paulo decidiu endurecer a quarentena em todos os municípios paulistas, o que inclui Guarulhos, para conter a segunda onda de infecções pelo coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (25), a fase vermelha entrará em vigor diariamente, entre 20h e 6h, além de todo o período aos sábados, domingos e feriados.
Nos demais dias da semana, Guarulhos ficará na fase laranja, com liberação de funcionamento de todos os segmentos, com ocupação máxima de 40% nos estabelecimentos. Na fase vermelha, não podem abrir shoppings, restaurantes, comércios não essenciais, bares, academias e salões de beleza.
As regras serão mantidas até 7 de fevereiro, quando haverá nova reclassificação do Plano São Paulo.
De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, é preciso que a população altere seu comportamento social. “Não há como alternativa. Temos que reduzir a propagação do vírus para salvar vidas”, contou.
Para reforçar o combate à pandemia, o governador João Doria (PSDB) anunciou, ainda, o adiamento do retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino para 8 de fevereiro, a implantação de 756 leitos na rede de saúde do Estado e a reativação do Hospital de Campanha de Heliópolis, que vai retomar a operação em 25 de fevereiro. As cirurgias eletivas seguem suspensas nos hospitais públicos.