A Assembleia legislativa de São Paulo aprovou ainda na madrugada desta sexta-feira, 22, a antecipação do feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira, 25, em todo o Estado e, por consequência, em Guarulhos.
O objetivo de tal medida, proposta pelo governador João Doria (PSDB) é aumentar os índices de isolamento social e evitar um lockdown, o confinamento total. A Oposição, porém, afirmou que tal medida apenas sobrecarregaria cidade dos interior e do litoral e aumentaria o contágio do novo coronavírus (covid-19).
Guarulhos não antecipou os feriados municipais de Corpus Christi e do dia da Consciência Negra para esta semana, como fez a cidade de São Paulo.
De acordo com o prefeito Guti (PSDB) não havia tempo suficiente para aprovação de uma lei do tipo da cidade e nem garantia de que tal iniciativa melhoraria o índice de isolamento social.
Mas no caso do feriado estadual de 9 de julho o município é obrigado a cumprir porque se trata de um determinação estadual.
Na Capital, além dos feriados antecipados na quarta e na quinta-feira, o dia de hoje foi considerado ponto facultativo e também conta com a suspensão do rodízio de veículos.