Locais de vacinação serão divulgados após recebimento das doses
A cidade de Guarulhos deve receber 13.680 doses da Coronavac, de acordo com a Secretaria de Saúde de Guarulhos. A imunização contra a covid-19 será prioritária para indígenas e profissionais de saúde.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo havia informado que enviaria as vacinas para distribuição a municípios nesta terça-feira (19). No entanto, a Prefeitura de Guarulhos afirma que “até o momento não recebeu informações do governo do Estado de quando elas devem chegar”. Assim que estiverem disponíveis, a imunização contra a covid-19 começa imediatamente na cidade.
O início da vacinação era esperado para ontem (18), quando ocorreu a entrega simbólica da vacina pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello a governadores de todo o Brasil, realizada em Guarulhos, que contou com a presença do prefeito Guti (PSD).
Os locais de vacinação ainda não foram divulgados. Em nota, a Prefeitura afirma que “já está preparada para instalar grandes polos simultâneos de vacinação, mas a instalação deles e sua divulgação dependerá da quantidade de doses que será enviada ao município.”
Cerimônia de vacinação
A Prefeitura de Guarulhos informou que haverá escolha de profissional da saúde para receber a primeira dose da Coronavac, como ocorreu em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e outros estados brasileiros. “Não haverá a escolha de uma pessoa na cidade para receber a dose inaugural”, afirmou o órgão, em nota, ao GRU Diário.
Embora a vacinação em Guarulhos não tenho começado, duas guarulhenses já foram vacinadas no último domingo (17), na capital.
A técnica de enfermagem e assistente social Vanuzia Costa Santos, 50, moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, no Cabuçu, foi a primeira indígena do Brasil a se vacinar contra a COVID-19.
Já Fabiana Santos Fonseca, médica geriatra do hospital Padre Bento, em Guarulhos, foi a terceira profissional de saúde do Estado de São Paulo a ser vacinada.