Não há nenhum infectado internado na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta quinta-feira (4), que 17 pacientes contraíram a varíola dos macacos em Guarulhos. O número é quase o dobro do registrado na última semana, quando havia nove infectados na cidade.
De acordo com a pasta, a média dos pacientes é de 35 anos. Todos estão em bom estado de saúde, em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Vigilância Regional e unidades de saúde de referência.
A secretaria não informou os bairros ou regiões dos infectados. O primeiro caso em Guarulhos apresentou os sintomas no dia 16 de julho e o caso mais recente no dia 22 de julho.
O Ministério da Saúde recomenda que as grávidas utilizem máscaras em locais públicos por causa da doença. O Governo do Estado de São Paulo lançou, hoje, um plano de contensão da doença. A vacinação contra a doença deve começar em setembro no estado, mas vai contemplar, em um primeiro momento, apenas 5,5 mil pessoas.
Sintomas da varíola dos macacos
- O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;
- Caroço no pescoço, axila e virilhas;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Calafrios;
- Cansaço;
- Dores musculares.
Como se proteger
- Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;
- Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;
- Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;
- Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;
- Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.