Guti reclama de falta de apoio da União no acolhimento de refugiados
O Governo Federal está atuando, por meio das coordenações de migração de alguns ministérios, para que os afegãos que estavam acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos e foram transferidos para a Praia Grande possam retornar a Guarulhos.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a Prefeitura está recebendo recursos para o acolhimento dos afegãos. A União também argumenta que está mobilizada para a inserção no CadÚnico dos refugiados que fogem do grupo extremista Taleban.
A informação do Governo Federal entra em conflito com a posição do prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), que reclama da falta de apoio da União. Novamente o GRU Airport possui mais de 100 afegãos acampados. Para Guti, o gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria reconhecer Guarulhos como cidade de fronteira e criar uma estratégia para interiorização dos afegãos para outras cidades do país.
Os afegãos recebem alimentação da Prefeitura, do Estado, ONGs e igrejas, além de outros atendimentos. Os abrigos disponíveis na cidade estão lotados.