De origem asiática, a laranja foi levada pelos árabes à península Ibérica e se espalhou pelo mundo
A laranja é uma fruta bem popular, seja em suco ou in natura. É uma paixão brasileira. É também fonte incrível de vitaminas, rica em vitamina C, flavonoides, betacaroteno e fibras, por isso é ideal para combater o colesterol ruim (LDL). As fibras presentes na laranja também diminuem a absorção do colesterol presente nos alimentos.
Com a Laranja se faz bolos, pudins, caldas. Podemos usar até em pratos salgados, como por exemplo, peixe ao molho de laranja, entre outras receitas maravilhosas.
Mas qual origem da Laranja?
A fruta é de origem asiática, foi levada pelos árabes para a península Ibérica e de lá se propagou pelo mundo.
Hoje o Brasil é o maior produtor de laranja do mundo. Já o estado de São Paulo é o maior produtor do Brasil .
Existem quase 700 tipos de laranjas, mas vamos citar as mais conhecidas no Brasil.
Laranja Pera: Ideal para sucos e para consumo in natura, ligeiramente alongada e com poucas sementes, por isso vai bem na salada de frutas ou como acompanhamento da tradicional feijoada. Laranja mais consumida no pais.
Laranja Lima: A laranja-lima é a opção menos ácida entre as variedades dessa fruta cítrica. Por seu sabor doce e suave, esse tipo está entre os preferidos das crianças e costuma ser usado na introdução alimentar de bebês.
Laranja Baía: Essa é a famosa laranja com umbigo. A laranja baía apresenta uma saliência na casca, que a torna facilmente identificável, mas ela é conhecida ainda por outro atributo: essa espécie de laranja quase não tem sementes, o que a torna interessante no uso culinário.
Laranja da Terra: Semelhante a uma pequena poncã, a laranja da terra é conhecida por ser ácida e suculenta. Além do uso culinário, que passa por geleias, compotas e sucos, a fruta também pode ter uso medicinal. Entre os atributos terapêuticos, está seu caráter expectorante.
Laranja Hamilin: Esse tipo de laranja faz parte do grupo de frutos precoces. Por essa razão, mesmo que não seja tão suculenta, tem um ciclo mais rápido e é bastante procurada pela indústria de sucos concentrados para suprir o mercado na entressafra de outros cultivo.
Laranja Natal: Oferece um suco doce, abundante e de um amarelo vivo. A depender de alguns fatores, a cor da polpa pode ser mais forte e se aproximar de tonalidades vermelhas, bem ao estilo natalino.
A Laranja é uma fruta incrível, seja em suco ou in natura, quem resiste a uma laranja para melhorar o dia!
A receita de hoje é muito fácil: geleia de Laranja.
Laranja é saúde. Viva a laranja.
Ingredientes
500ml de suco de laranja pera
100 gr de açúcar
½ colher de sobremesa de amido de milho.
½ limão taiti.
Modo de fazer
Esprema as laranjas. Coloque metade do suco e o açúcar em uma panela, leve ao fogo baixo, esprema um pouco da metade do limão, não precisa espremer toda a metade do limão.
A outra metade do suco, dissolva o amido de milho
Quando começar a ferver, junte o suco dissolvido com o amido de milho.
Mexa por uns 30 minutos em fogo baixo
Despejar em um recipiente e deixar esfriar.