A medida tem como objetivo coibir crimes e não afeta a utilização do aparelho pelos passageiros
A partir desta quinta-feira (1º), o uso de celulares está proibido no Terminal de Cargas (TECA), nas Áreas Restritas de Segurança (ARS) dos Terminais de Passageiros e área de movimento de aeronaves (Pátios), do Aeroporto de Internacional de Guarulhos. A decisão foi tomada pela Receita Federal por meio da portaria nº 56/20023 que foi publicada no Diário Oficial da União, em 4 de maio deste ano. A medida não afeta os passageiros.
A medida tem o objetivo de aumentar a segurança e coibir crimes como o tráfico internacional de drogas que vitimou duas brasileiras que tiveram as malas trocadas por outras com droga, em março de 2023.
“O acesso e a utilização de telefones celulares e outros equipamentos exclusivamente para uso empresarial, desde que comprovadamente possuam tecnologia para bloquear captura de imagem, poderão ser autorizados nas ARS [Áreas Restritas de Segurança] dos Terminais de Passageiros e Pátios do aeroporto”, diz o texto publicado pela Receita. A implementação da medida deve ocorrer até 14 de agosto deste ano.
Ainda de acordo com a determinação, a GRU Airport, concessionária do aeroporto, “será responsável pela concessão e controle das autorizações de acesso dos equipamentos mediante a solicitação, devidamente fundamentada, do proprietário do celular ou, no caso de equipamentos empresariais, do representante da empresa responsável pela autorização da emissão de credenciais de seus funcionários junto ao aeroporto”.