fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Filmes sobre a história do antigo sanatório e do Teatro Padre Bento serão exibidos no domingo

Padre Bento - Acervo Arquivo Histórico
Foto: Acervo Arquivo Histórico
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Teatro de Guarulhos vai completar 86 anos

Dois filmes em exibição durante a programação do evento em comemoração aos 86 anos do Teatro Padre Bento, que acontece no próximo domingo (4), das 10h às 22h, no Jardim Tranquilidade, chamam a atenção por abordar a história do antigo sanatório, que funcionou entre 1930 e 1950, e do teatro, reaberto ao público em 2008. As sessões acontecem às 13h30 e são seguidas de roda de conversa.

Onde a Esperança Mora, de 1948, integra o acervo iconográfico do Instituto Lauro de Souza Lima. O curta-metragem de 13 minutos, produzido pela Carrari Filmes, fala sobre a endemia de hanseníase em São Paulo na década de 1940. Além do sanatório Padre Bento, de Guarulhos, o filme mostra também imagens do Asilo Colônia Santo Ângelo, de Mogi das Cruzes, entre outras localidades.

Dirigido pelo guarulhense Marcos Campos, Chão de Estrelas: O Teatro Padre Bento (2017, 13 minutos) é um documentário que narra parte da história do teatro quase centenário e seu significado dentro de uma comunidade de hanseníase marcada por desafios extraordinários.

Por meio de entrevistas íntimas e emocionantes com moradores e ex-moradores da colônia, o filme revela as memórias compartilhadas pelos protagonistas que vivenciaram e usufruíram do espaço do teatro ao longo das décadas. São contadores de histórias que relembram com saudosismo os tempos de glória e os desafios enfrentados por uma comunidade marginalizada.

Serviço

Para conferir a programação completa acesse bit.ly/teatropadrebento86.

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM