fbpx
PUBLICIDADE

Farmácias de Guarulhos ficam sem horário para agendar testes de covid

Foto: Freepik
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Cresce número de pessoas que busca exame antes da Ceia de Natal

Com a proximidade das festas de final de ano, em especial o Natal, cresce o número de pessoas que agendaram testes rápidos para a covid-19 em Guarulhos. Nas farmácias Drogasil e Drogaria São Paulo, na avenida Timóteo Penteado, por exemplo, praticamente não há mais disponibilidade de horários para os interessados nesta véspera de Natal.

O fenômeno não é exclusivo de Guarulhos. Em reportagem do UOL, a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) revela que a busca por testes rápidos para covid-19 bateu recorde na primeira quinzena de dezembro: 110.046 exames apenas nas farmácias.

Há dois testes realizados nas farmácias, cujos resultados saem em 15 minutos. O mais comum é o IgA/IgM, em que são coletadas algumas gotas de sangue de um dos dedos do paciente. Esse exame detecta se a pessoa já contraiu o coronavírus no passado ou identifica se a pessoa foi infectada há mais de oito dias.

O outro exame é o antígeno, que chegou ontem (23) em algumas unidades da Drogaria São Paulo, como Timóteo Penteado e Vila Augusta. Ele identifica a presença do coronavírus em pessoas que tenham sido infectadas de dois a seis dias. A forma de coleta é por swab (cotonete), que é introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM