fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Famílias de alunos do Colégio Moriah participam de projeto socioambiental

Ivonete e as filhas Yasmin e Isabelly (Foto: Divulgação)
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Você também pode colaborar; mais de 20 mil tampinhas foram coletadas no último ano

Para ajudar os estudantes e suas famílias a desenvolverem hábitos em prol da sustentabilidade e do meio ambiente, o Colégio Moriah, de Guarulhos, desenvolve há mais de um ano o projeto Tampinha Legal, em parceria com a ONG Ação Vida, do Cabuçu. Neste período, mais de 20 mil tampinhas foram doadas para arrecadar recursos em prol de famílias carentes. O objetivo é atingir a marca de 50 mil até o final do ano.

A proposta do projeto, fomentado em toda a América Latina desde 2016, é coletar tampas de plástico e incentivar a reciclagem. Em Guarulhos são 19 pontos de coleta, sendo que dois deles são as unidades Gopoúva (Alameda Yayá, 61) e Picanço (Rua Cachoeira, 87) do Moriah, que recebem tampinhas das famílias e da comunidade.

Mesmo nesta fase emergencial do Plano São Paulo, com proibição das aulas presenciais, o colégio recebe as tampinhas.

Na opinião da diretora-executiva da Ação Vida, Susana Barbosa Matos da Silva, o Colégio Moriah tem contribuído na formação de jovens com consciência sustentável. “As tampinhas jogadas no lixo demoram 30 anos para se decomporem e são levadas para o aterro sanitário do Cabuçu. Com o projeto, conseguimos reciclar e reduzir o plástico no meio ambiente”, disse.

Famílias de alunos do Colégio Moriah participam de projeto socioambiental
Poliana, mãe de Luisa e Isabela (Foto: Divulgação)

Comprometimento

A transformação do colégio em ponto de coleta de tampinhas plásticas foi uma iniciativa dos fundadores Marcelo Rafael e Erika Tonetti, que entraram em contato com a ONG. “Fizemos a proposta para as famílias e percebemos grande engajamento na participação”, comentaram.

A microempresária Ivonete Oliveira da Silva, 45 anos, junta as tampinhas com as filhas Yasmin e Isabelly. As três gostaram tanto da proposta que incentivaram a mãe de Ivonete a colaborar na casa dela. “Todo mundo coloca as tampinhas nos saquinhos. Pego na minha mãe, junto com as nossas e levo para a escola”, explicou.

Famílias de alunos do Colégio Moriah participam de projeto socioambiental
Márcia, mãe do Gabriel (Foto: Divulgação)

Com o projeto, as crianças tiveram maior compreensão de que nem tudo deve ser jogado no lixo e que é possível reaproveitar materiais. Isso é o que a funcionária pública Poliana Amorim, 41, percebeu no comportamento das filhas Luisa e Isabela. “Elas sempre retiram as tampinhas antes de jogar algo no lixo”, disse.

A mudança nos hábitos também foi sentida na casa de Márcia Nunes, 39, mãe do Gabriel. No começo, ela admite que às vezes a família jogava as tampinhas fora e depois se lembrava que era para guardar. “A gente pegava de volta no lixo. Agora é automático. Deixamos uma sacolinha separada para as tampinhas.”

A ONG Ação Vida desenvolve projetos para ajudar 120 famílias carentes no Cabuçu. As tampinhas coletadas são revendidas para postos de reciclagem para obtenção de recursos para colaborar com a entidade. Você que desejar participar do projeto é só levar as tampinhas ao Colégio Moriah.

Serviço

Tampinha Legal

Colégio Moriah – https://cemoriah.com.br/

Unidade Gopoúva – Alameda Yayá, 61 / Telefone (11) 2443-5868

Unidade Picanço – Rua Cachoeira, 87 / Telefone (11) 2086-0458

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM