Ação ocorreu durante inspeção que contou com a Polícia Civil e técnicos da EDP
Policiais civis e técnicos da EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, realizaram, nesta quarta-feira (13), inspeção em uma fábrica de sorvetes, localizada no bairro Pimentas, em razão de indício de fraude para furto de energia.
A operação contou com a participação de técnicos da EDP e o apoio de uma equipe da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos.
De acordo com a EDP, os peritos encontraram no local medidor não cadastrado pela EDP, impedindo a medição do consumo de energia pelo estabelecimento. A ação foi caracterizada como furto.
Autuado em flagrante, o proprietário do estabelecimento foi encaminhado para a delegacia e vai responder pelo crime de furto de energia. Além do processo criminal, o dono irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
A reportagem não conseguiu localizar o proprietário.
Recorrência
Este caso é o segundo estabelecimento desta natureza flagrado com irregularidades na medição do consumo de energia. No dia 5 de dezembro, foram encontrados indícios de fraude em uma unidade do bairro Jardim Nova Taboão.
De acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
“O furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia”, diz a EDP.