PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Exclusivo: Prefeitura de Guarulhos pretende criar Secretaria para cuidar da zeladoria

Rua Wilson Celestino (Foto: Divulgação/Proguaru)
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Nova pasta absorveria demandas da Secretaria de Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Proguaru

Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram ao GRU Diário que a Prefeitura de Guarulhos pretende criar uma nova Secretaria que ficará responsável por cuidar da zeladoria do município.

De acordo com o que foi apurado, a ideia de estruturação da nova pasta é fazer um remanejamento de servidores das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, e Serviços Públicos.

Além de absorver serviços destas pastas, a futura Secretaria herdaria também atribuições da Proguaru, que teve sua extinção aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Guti (PSD) sob justificativa de sucessivos prejuízos. Trabalhadores, Oposição e sindicatos se uniram para tentar evitar o fechamento da empresa de capital misto e argumentam que 4,7 mil pessoas ficarão desempregadas.

Além disso, um relatório da Fipe, contratada pela gestão municipal, aponta que o quadro da Proguaru é irreversível. Por outro lado, quem defende a continuidade da empresa defende um enxugamento do quadro de funcionário e argumentam que houve uma má gestão da empresa pelo poder público.

Entre algumas das funções a serem absorvidas pela possível nova Secretaria estão a poda de árvores e o fechamento de buracos em vias da cidade.

Ainda assim, a Prefeitura pretende contratar e terceirizar alguns serviços sob a justificativa de evitar gastos e burocracia, já que uma estruturação de um serviço robusto de zeladoria pelo poder público implicaria na contratação de mais servidores e na compra da frota de veículos e de equipamentos. Em uma eventual necessidade de reposição de peças, por exemplo, a Prefeitura teria de novamente fazer um nova licitação, o que atrasaria o desempenho dos serviços.

A gestão do prefeito Guti (PSD) avalia ainda que com uma empresa terceirizada é possível pagar e cobrar por produtividade.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE