PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Estudo aponta Guarulhos como a sétima cidade mais segura do país

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

No quesito Saúde, município está apenas na 84ª posição

A segurança pública em Guarulhos está entre as melhores do Brasil. É o que aponta o estudo DGM (Desafios da Gestão Municipal), com as 100 maiores cidades do país, elaborado pela Macroplan e divulgado nesta terça-feira (10).

O ranking revela que Guarulhos é a sétima cidade mais segura do Brasil, o que representa um avanço de cinco posições em relação ao resultado do ano passado. O levantamento aponta a capital paulista como a campeã neste quesito.

A taxa de homicídios na cidade é de oito a cada 100 mil habitantes em 2019 – foram 111 assassinatos. É o melhor índice desde 2009. As maiores vítimas são homens, 89,2% em 2019, negros ou pardos, 64,9%, e adultos, 48,6%. No trânsito, a taxa de mortes também é de oito a cada 100 mil habitantes.

O DGM avalia também saúde, saneamento básico e educação. Ao considerar todos os tópicos, Guarulhos fica em 42º lugar. O desempenho da Saúde, apenas o 84º do país, puxa o resultado da cidade para baixo. O pior quesito no levantamento é a morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis de pessoas de 30 a 59 anos.

A coordenadora do DGM, Adriana Fontes, informou que os maiores municípios do Brasil ainda têm muito a percorrer quando se trata de alcançar patamares compatíveis com os de países desenvolvidos, grupo que o país tenta alcançar por meio da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). “A preocupação é que a pandemia tenha tornado esse caminho ainda mais longo”, comenta.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE