Prefeitura afirma que tem feito a busca ativa destas pessoas para solucionar o problema
Mais de 18,4 mil idosos que se vacinaram em Guarulhos não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 no prazo correto, de acordo com dados da Prefeitura atualizados no dia 5 deste mês.
De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde, o número representa mais de 75% das quase 24 mil pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da vacina dentro do prazo estipulado.
Ainda segunda a Prefeitura, os idosos desta faixa etária estão sendo contatados pelas equipes dos serviços de saúde do município para que completem o ciclo vacinal.
“A busca ativa é realizada por telefone ou até mesmo em domicílio, na área de abrangência assistida pela estratégia Saúde da Família. Na abordagem efetuada pelos profissionais de saúde é reforçada a importância de se tomar a segunda dose, com sensibilização junto a essas pessoas. De acordo com as equipes de saúde, são várias as razões alegadas para o não comparecimento aos postos, como doença, medo de nova reação, óbito, entre outras”, diz o comunicado emitido pela Prefeitura.