fbpx
PUBLICIDADE

Estação Cecap da CPTM terá ação do Novembro Azul neste sábado

Estação Cecap - Linha 13 - Jade da CPTM
Foto: Eurico Cruz/GRU Diário
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Passageiros poderão ter acesso a serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientação sobre o câncer de próstata

Neste sábado (26), os passageiros que passarem pela estação Guarulhos-Cecap, da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), terão a oportunidade de participar de ações de saúde e orientação sobre prevenção ao câncer de próstata.

A inciativa, promovida em referência à campanha Novembro Azul, acontecerá das 8h às 16h. Durante o evento, os alunos da área de saúde da instituição de ensino PROZ Educação oferecerão serviços de aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e testes de glicose para pessoas com histórico de diabetes na família ou diabéticas (limitados a 100).

Além disso, haverá atendimento direcionado a dicas e orientações sobre os cuidados de prevenção ao câncer de próstata.

Prevenção

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata, que está localizada abaixo da bexiga, é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Por isso, a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos sem fatores, devem ir ao urologista e fazer os exames capazes de identificar alterações na próstata.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM