Além do monitoramento, as unidades de ensino contam com palestras sobre violência
Uma operação especial da Guarda Civil Municipal de Guarulhos ampliou o patrulhamento preventivo nas escolas municipais, nesta quinta-feira (20), para tranquilizar os profissionais de educação, alunos e famílias. Todas as equipes de ronda escolar e de outras áreas especializadas da corporação reforçaram a segurança e o monitoramento no acesso e na saída das unidades, que passam a estar conectadas a cerca de 4 mil câmeras, que assistem à rotina escolar em tempo real.
Como parte do programa Escola Mais Segura, lançado neste mês, essas ações têm sido reproduzidas cotidianamente, segundo a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública. A pasta reforça que os pais, alunos e educadores podem contar com uma viatura sempre próxima à unidade e também com a comunicação direta à GCM por meio do telefone 153.
“Durante todo o ano letivo as escolas receberão a mesma atenção de nossa Guarda, sempre alerta e à disposição para que os pais deixem seus filhos nas escolas com mais tranquilidade, os alunos estudem em harmonia e os professores possam se sentir seguros para dar as aulas”, afirmou Márcio Pontes, secretário para Assuntos de Segurança Pública.
Além do monitoramento, a GCM fala sobre a prevenção à violência e ao vandalismo no ambiente escolar com materiais educativos juntamente com alunos e pais. São realizadas palestras sobre o combate ao bullying e às drogas, o que fazer quando houver emergências ou problemas com colegas de classe. Oa agentes ainda falam sobre a necessidade de combater a disseminação de notícias falsas e alertam para os riscos do acesso a conteúdos midiáticos inapropriados à faixa etária dos estudantes.
Para que as rondas escolares sejam ainda mais intensificadas, a Prefeitura pretende adquirir novas viaturas e a contratar, a partir do próximo mês, mais 108 GCMs classificados no mais recente concurso.