fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guti lança programa para monitoramento das escolas municipais

Guti lança programa Escola Mais Segura
Foto: Nícollas Ornelas/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Iniciativa será possível por intermédio de 4 mil câmeras

Com objetivo de aumentar a segurança de todos os espaços educacionais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Guarulhos lançou, na tarde desta segunda-feira (10), o programa Escola Mais Segura. A iniciativa vai reforçar o monitoramento das 157 unidades da rede própria e oferecer mais segurança a alunos, pais, professores e demais profissionais que atuam e circulam pelos espaços.

São aproximadamente 4 mil câmeras, instaladas em todos os espaços educacionais, além de câmeras dos modelos Speed Dome (de alto desempenho e qualidade de imagem, para monitoramento em grandes distâncias) e OCR (reconhecimento óptico de caracteres, em português) em pontos estratégicos. A iniciativa oferece ampla visão dos espaços no período de aulas e à noite, quando as escolas estão fechadas, e irá priorizar o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas.

Durante o evento o prefeito Guti (PSD) destacou a importância do Escola Mais Segura, um avanço fundamental na segurança de Guarulhos. Além das câmeras de monitoramento, o programa contempla a capacitação dos profissionais da educação, alarme, botão SOS Escola, que, quando acionado por meio de um aplicativo, entra em comunicação direta com a Guarda Civil Municipal (GCM), e vigilância motorizada para atender aos chamados.

“O botão SOS Escola também será disponibilizado para as escolas estaduais e particulares. A instalação das câmeras fará com que a população fique mais segura de deixar seus filhos nas unidades”, comentou Guti.

O sistema de monitoramento digital 24 horas realizado pela Secretaria de Educação é integrado à GCM, que recebe as imagens em caso de ocorrência, e à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), permitindo acesso em tempo real às imagens. A GCM também anunciará como medida emergencial um aumento significativo de viaturas para patrulhamento nas unidades escolares e entorno, além de toda a equipe da inteligência voltada a acompanhar e investigar redes sociais e atuar contra a divulgação de informações falsas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM