Agentes coletaram amostras de combustível, documentos e arquivos digitais
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo deflagrou, nesta quarta-feira (24), a Operação Octanagem de combate à adulteração e irregularidades fiscais no setor de combustíveis automotivos derivados de petróleo. A ação contou com apoio do 44º BBPM da Polícia Militar de Guarulhos.
O GRU Diário apurou que o alvo da operação é uma empresa de grande porte localizada em Cumbica. O nome do estabelecimento não foi divulgado pela Secretaria da Fazenda para não comprometer as investigações. Ninguém foi preso até o momento.
De acordo com o órgão, os trabalhos desenvolvidos pelos agentes incluíram a coleta de amostras que se encontravam armazenados na empresa que funciona como base de combustíveis, além de verificações no estabelecimento e no fluxo de veículos utilizados para o transporte dos combustíveis.
As amostras coletadas serão encaminhadas à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), responsável pelos ensaios de qualidade de combustíveis. Caso sejam identificadas irregularidades, a Inscrição Estadual da empresa pode ser cassada, bem como de outros estabelecimentos envolvidos.
Além da coleta de combustíveis, a equipe de fiscalização tributária, formada por nove agentes fiscais de rendas da DRT-13 (Delegacia Regional Tributária de Guarulhos), apreendeu documentos e arquivos digitais encontrados no estabelecimento fiscalizado. Os documentos apreendidos serão analisados para investigar se ocorreu a falta de pagamento do imposto e outras irregularidades tributárias para as operações realizadas pela empresa.
“A empresa alvo da fiscalização foi selecionada a partir do monitoramento de importações e remessas interestaduais de produtos petroquímicos. A análise do comportamento comercial e fiscal da empresa, bem como o cruzamento de informações disponíveis na base de dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento, forneceram indícios que serão objeto de aprofundamento”, afirma a secretaria.
Nome da operação
Octanagem, nome que batiza a operação do Fisco paulista, está diretamente ligada à qualidade da gasolina. Quando maior a octanagem, maior o desempenho do veículo.