Declaração do governador ocorre após questionamentos no comparativo de Guarulhos com cidades de menor população como São Bernardo e Campinas, que receberam mais imunizantes
O governador João Doria (PSDB) afirmou neste sábado (20) que pode revisar no PNI (Plano Nacional de Imunização) sobre a quantidade de vacinas encaminhadas para Guarulhos. A declaração foi dada durante a entrega de uma Praça da Cidadania, no Pimentas.
“Eu já falei com o prefeito Guti também que se precisar fazer uma revisão mesmo no plano nacional de imunização nós faremos, sempre de forma muito respeitosa ao Plano Nacional de Imunização, mas sempre levando em consideração também o bom diálogo com os prefeitos, inclusive de Guarulhos”, disse o governador.
A fala do governador ocorreu após ele ser questionado pelo prefeito Guti (PSD) e pela imprensa guarulhense sobre o porquê cidades com população menor, como Campinas (1.213.792 habitantes) e São Bernardo do Campo (844.483 habitantes), receberam mais vacinas do que Guarulhos (1.392.121 habitantes).
A vacinação na cidade está suspensa desde o dia 17 deste mês, exatamente por conta da falta de imunizantes. Guarulhos recebeu pouco mais de 43 mil doses entre as vacinas Coronavac e a de Oxford/AstraZeneca.
Conforme pode ser verificado na tabela em anexo nesta matéria, Campinas tem 30 mil vacinados a mais do que em Guarulhos, segunda maior cidade do Estado e a segunda mais impactada pela covid-19 em número absoluto de mortes, com mais de duas mil vítimas.
De acordo com o prefeito Guti, após ser questionado, o governador pediu ao prefeito que procurasse uma diretora que trata da questão da distribuição da vacina na cidade.
De acordo com Doria, é realmente o governo federal quem define as cotas de vacinas a serem entregues pelos municípios.
“Ele [João Doria] falou que é realmente o plano nacional que faz esta cotatização. Eu mostrei os números para ele e falei: ‘governador, se for com base em população Guarulhos está se sentido preterido.’ Ele falou para eu falar com uma diretora, o xerife [deputado federal Jorge Wilson (Republicanos)] vai intermediar esta reunião, para gente entender com o governo federal porque Guarulhos está recebendo menos, que na nossa visão estamos por números estatísticos colocado lá no papel”, explicou o prefeito.