Doria prorroga quarentena, mas anuncia fases da retomada

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Maioria dos municípios paulistas terá liberação dos comércios em 1º de junho, mas Guarulhos ficará de fora da flexibilização.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a prorrogação da quarentena até 15 de junho em todo o Estado, mas com medidas diferenciadas em algumas regiões metropolitanas. Na de São Paulo, que inclui Guarulhos, segue a proibição da abertura dos comércios não essenciais e da realização de eventos. A maioria do Estado, contudo, passa a liberar alguns setores.

O Estado anunciou a implantação do Plano São Paulo, que divide em cinco fases a reabertura das cidades para um “normal controlado”. Mesmo quando houver a liberação de todos os serviços, haverá protocolos de distanciamento entre as pessoas e uso de máscaras, enquanto não houver medicamentos e vacinas para enfrentar o novo coronavírus.

Caso a Região Metropolitana de São Paulo conseguir reduzir por 14 dias consecutivos as novas infecções e ter leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis, as 39 cidades – entre elas Guarulhos – poderão entrar na fase 2 no dia 16 de junho, com liberação de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shopping centers, sendo que haverá restrição de fluxo de horários e medidas de distanciamento.

Quando forem reabertos, os shoppings poderão funcionar com 20% da capacidade original, quatro horas por dia e limitação do uso da praça de alimentação.

A fase 1 – vermelha, com a manutenção das restrições, se mantém apenas na Grande São Paulo, Baixada Santista e Registro. A fase 2 – laranja abrange a capital paulista e as regiões metropolitanas de Araçatuba, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, São João da Boa Visto, São José do Rio Preto e Taubaté. A fase 3 – amarela com liberação de bares, restaurantes, similares e salões de beleza passará a valer nas regiões metropolitanas de Bauru, Barretos, Presidente Prudente e Araraquara.

Quem quiser conhecer o Plano São Paulo, é só acessar o link.

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Comentários...

Veja também...

- PUBLICIDADE -