PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Doria flexibiliza critérios do Plano São Paulo

Governador João Doria
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Compartilhe
PUBLICIDADE

Cidades poderão ter menos leitos de UTI disponíveis para a pandemia.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde desta segunda-feira (27) a recalibragem do Plano São Paulo. O Centro de Contingência do Coronavírus autorizou que os municípios tivessem menos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para que haja flexibilização para a retomada das atividades econômicas.

Segundo Doria, são 20 médicos e especialistas que atuam no comitê de saúde e autorizaram a mudança. O secretário-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, afirmou que a proposta é que as cidades tenham maior estabilidade na retomada econômica, evitando, assim, seguidas flexiblizações e endurecimentos da quarentena.

Pelas novas regras, as regiões poderão avançar para a fase verde do Plano São Paulo, com maior liberação comércios, se ficarem por quatro semanas seguidas na fase amarela e tiverem menos do que 75% de ocupação dos leitos de UTI. Até então, era necessário manter ocupação inferior a 60%, taxa que nenhum município conseguiu atingir.

Em Guarulhos, o índice de ocupação de leitos de UTI era de 75,6% no último sábado (25). A cidade está na fase amarela do Plano São Paulo, com liberação de funcionamento de shoppings, comércios, serviços e restaurantes por seis horas diárias. Para conseguir vagas de UTI, a Prefeitura alugou leitos em hospitais particulares.

Apesar da recalibragem, nenhuma região atende, hoje, os critérios necessários para avançar de fase no Plano São Paulo, de acordo com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM