fbpx
PUBLICIDADE

Bispo de Guarulhos autoriza retorno das missas presenciais a partir de sábado

Foto: Wellington Alves
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Dom Edmílson Amador Caetano assinou decreto nesta segunda-feira.

O bispo de Guarulhos, dom Edmílson Amador Caetano, assinou na manhã desta segunda-feira (27) a autorização para que as paróquias possam retomar as missas com a presença dos fiéis a partir do próximo sábado (1º).

Há três semanas, dom Edmílson publicou decreto com o protocolo das regras de retomada, com a previsão de autorização de participação dos fiéis em agosto. Porém, ainda dependia de liberação do bispo.

Em entrevistas na semana passada, ele comentou que poderia autorizar o retorno das missas presenciais nesta segunda-feira. Há várias regras colocadas, como ocupação de 25% das igrejas, distanciamento de dois metros entre os fiéis, uso de álcool em gel na entrada da igreja, obrigatoriedade de se manter com máscara – exceção dos padres que estiverem no presbitério.

As paróquias terão liberdade para definir como irão controlar o acesso dos fiéis. A maioria deve impor agendamento prévio. Algumas, porém, poderão fazer transmissão simultânea em prédios anexos.

A Prefeitura tinha autorizado o retorno das celebrações religiosas no mês passado. Na ocasião, contudo, dom Edmílson avaliou que era preciso ter prudência e esperar avaliar a evolução dos casos de covid-19 na cidade após a reabertura dos comércios não essenciais.

Os católicos estão proibidos de participar das missas, presencialmente, desde 23 de março. O bispo orienta ainda que, por ocasião da pandemia, os fiéis estão dispensados do preceito da missa dominical. Isso significa que os que desejarem continuar a participar das missas apenas pela televisão ou internet, durante a pandemia, estão autorizados.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM