Com a necessidade de se ficar em casa e não ir às ruas para evitar a disseminação do temido coronavírus, a tecnologia é uma aliada essencial tanto para se informar quanto para se divertir e até mesmo trabalhar.
Recentemente, uma parceria entre a Microsoft e a Bing resultou em um mapa que mostra em tempo real a quantidade total de casos de coronavírus no mundo e por país. A plataforma funciona ainda como um agregador de notícias (https://www.bing.com/covid).
De forma gratuita é possível acompanhar o avanço da doença em qualquer lugar do mundo e notícias relacionadas ao país e a doença. As informações são abastecidas de fontes confiáveis, como a própria Organização Mundial da Saúde e o governo dos EUA.
Outra plataforma que pode colaborar no combate ao coronavírus foi feita pela Triágil. Trata-se de um site capaz de avaliar sintomas que uma pessoa sente e orientá-la se há ou não a contaminação pelo coronavírus.
A aplicação consiste em um questionamento, feito em 14 etapas, que permitem um diagnóstico simples do usuário e retorna uma indicação se ele deve ou não ir a um hospital. A plataforma pode ser acessada pelo link: https://triagil.com.br/analisar-sintomas-coronavirus/.
Já sobre o tópico trabalho, muitas reuniões podem ser feitas em casa mesmo. Skype, Zoom, Microsoft Teams, entre outras ferramentas, permitem reuniões de forma gratuita. Portanto, dependendo do tipo de trabalho, é extremamente eficaz a utilização destas ferramentas para manter o time alinhado mesmo trabalhando à distância.
Podemos falar ainda que não é preciso sair de casa para se fazer compras ou mesmo comer. A maioria das redes de supermercado possuem aplicativos para compras online e na hora de pedir comida existe o Uber Eats ou o IFood, com cardápios para os mais variados e exigentes gostos.
Por fim, na área de lazer também sobram opções. Plataformas de streaming como Netflix e Amazon trazem diversos filmes por um custo acessível, principalmente no caso do Amazon Prime, cujo custo mensal é de R$ 9,99 ao mês.
Para a garotada, e até para muito marmanjo, videogames e jogos de PC dos mais variados estilos estão à disposição. Jogos como Free Fire e Fortnite são gratuitos e agradam a todas as idades. Não necessariamente é necessário se ter um console ou um PC, já que estes jogos rodam nos celulares também.
Poderíamos enumerar ainda centenas de outras possibilidades, mas você ainda tem o Google para pesquisar o que quiser, portanto, mantenha-se em casa e respeite as recomendações dos médicos e das instituições públicas. Somente assim conseguiremos vencer essa crise e esse vírus.
P.S: Se sentir saudade de alguém, faça uma chamada de vídeo ou acesse as redes sociais, logo mais tudo isso passa.