Consórcio Extensão Leste Linha 13 foi o vencedor da licitação para realização dos estudos de viabilidade da extensão do trajeto
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai investir aproximadamente R$ 2,6 milhões para realização de um estudo de viabilidade financeira e mercadológica da extensão da Linha 13 – Jade do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, até a região Pimentas-Bonsucesso.
A extensão da Linha 13 até as região mais periférica de Guarulhos é uma demanda antiga da população, surgida ainda na gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida, à época no PT, antes mesmo do trecho entre o aeroporto de Guarulhos e a estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste da Capital, existir. Há ainda uma parada no Cecap, próximo ao terminal de ônibus.
Compõem o consórcio vencedor a Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura, a Logit Engenharia Consultiva e a Metroeng Engenharia.
A licitação para contratação do estudo chegou a ser suspensa e deveria ter sido concluída ainda no ano passado. A última paralisação ocorreu em março, por conta de um recurso interposto pela segunda colocada, que não conseguiu reverter a decisão em prol da vencedora da licitação.
Para definir a contratação do consórcio, a CPTM considerou dois fatores: preço e capacidade técnica.
Vale ressaltar que o estudo vai tratar apenas de questões de viabilidade, o que efetivamente não garante a extensão do trecho. Entretanto, o secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy afirmou em agosto do ano passado, quando esteve em Guarulhos, que poderia colocar a extensão como uma exigência em uma eventual concessão da Linha 13 para a iniciativa privada.
Vale ressaltar que em Guarulhos, ainda nesta década, há expectativa de chegada da Linha 12 – Celeste do Metrô e até da Linha 2 – Verde.