Conselho do PPI-SP aprovou a modelagem final e autorizou a publicação do edital para concessão
O Governo de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (24) a modelagem final e autorizou a publicação do edital de PPP (parceria público-privada) do projeto de mobilidade urbana denominado Lote Alto Tietê, que inclui as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens operadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O documento prevê que o bairro do Bonsucesso, em Guarulhos, receba uma estação de trem apenas no sétimo ano da concessão, o que será concluído em meados de 2032.
A concessão vai beneficiar 4,6 milhões de habitantes da zona leste da Região Metropolitana de São Paulo. A reunião contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
A Linha 13-Jade possui duas estações em Guarulhos: Aeroporto e Parque Cecap. Com a PPP será viavilizada a construção de mais quatro estações, em um trajeto de 10,4 km, com direção a Bonsucesso. O prazo da concessão será de 25 anos.
“A construção de novas estações e a reconstrução das antigas irão conectar uma das áreas mais populosas de Guarulhos diretamente à Avenida Paulista, facilitando o acesso ao Centro de São Paulo. Esse é um benefício fundamental para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento da região metropolitana, garantindo mais oportunidades e um futuro melhor para todos”, disse o vice-governador Felício Ramuth (PSD, que também é presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.
Participação da sociedade
Entre os meses de junho e julho, a Secretaria de Parcerias em Investimentos realizou a consulta e as audiências públicas para receber sugestões da população a respeito do projeto. Ao todo, foram cerca de 1,2 mil contribuições recebidas. Todos os questionamentos foram respondidos e as sugestões pertinentes foram incorporadas aos documentos referentes à licitação.
Além disso, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, realizou rodadas de visitas às cidades que serão beneficiadas com os investimentos previstos na concessão, como São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes.