Informação consta no boletim epidemiológico do Governo do Estado.
As pessoas com síndrome de down são muito vulneráveis ao novo coronavírus. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, desta segunda-feira (20), 54,5% dos guarulhenses com a deficiência infectados pela covid-19 acabam morrendo.
O levantamento estadual aponta 10.151 casos confirmados da doença na cidade, com 925 vítimas fatais. Os números são distintos dos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, que contabiliza 12.630 infectados e 933 óbitos.
Dentre os guarulhenses que testaram positivo para o coronavírus, apenas 0,1% possuem síndrome de down. Contudo, a letalidade de 54% neste grupo é a segunda maior entre os que possuem comorbidades, atrás apenas dos doentes renais (56,6%). Significa que a cada 20 guarulhenses com síndrome de down que forem infectados, 11 vão morrer.
Não há regras específicas para os que possuem síndrome de down, mas a orientação geral é que as pessoas dos grupos de risco evitem se expor a aglomerações, utilizem máscaras se precisarem sair e usem álcool em gel.