PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Covid-19: pandemia completa três anos com 699 mil mortes no Brasil

Foto: Semcom/Prefeitura de Manaus
Compartilhe
PUBLICIDADE


O país registrou também pouco mais de 38 milhões de infectados

No dia 11 de junho de 2020, às 15h, Livia recebeu a ligação que mudou a sua vida para sempre. Seu marido, com apenas 30 anos, havia falecido em decorrência de complicações da covid-19.

O comerciante Erinaldo não pôde ficar muito tempo em casa em isolamento porque trabalhava em um supermercado na grande São Paulo. Poucos dias depois de retornar às atividades, ele pegou o vírus e não resistiu.

Erinaldo deixou para trás os planos da viagem para visitar a família no Nordeste. O projeto de trocar de carro. E a sua grande paixão que era o filho de menos de 2 anos: João Pedro. Livia conta que o menino sofreu com a falta do pai e que eles demoraram muito tempo para conseguir retomar a vida.

Erinaldo faz parte dos 699 mil brasileiros que perderam a vida desde março de 2020. E neste sábado (11) quando se completam 3 anos do início da pandemia no Brasil,  tudo parece começar a voltar ao normal.

A máscara já não é mais item frequente nas ruas. Festas e shows retornam  aos calendários das cidades. Mas essa sensação de segurança das pessoas se deve a um conjunto de fatores, mas especialmente à vacinação. Isso é o que avalia o infectologista Julival Ribeiro.

Dr. Julival explica que, com o aparecimento de novas variantes, “é preciso estar atento aos reforços da vacina e à imunização bivalente, que protege contra as variações da covid-19”. Mas ele destaca que pessoas consideradas do grupo de risco, como idosos, pacientes com problemas de imunidade ou com doenças graves devem continuar tomando alguns cuidados.

O Brasil registrou quase 700 mil mortes desde o início da pandemia e pouco mais de 38 milhões de infectados. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 88% dos brasileiros recebeu pelo menos 1 dose de vacina contra covid e cerca de 82% está totalmente imunizado contra o vírus.

OMS

Nestes três anos, o coronavírus descoberto em Wuhan, na China, já causou 759 milhões de casos de covid-19, que provocaram 6,8 milhões de mortes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Cerca de 65% da população mundial está vacinada com duas doses, e 30% receberam doses de reforço. Esses percentuais, porém, escondem desigualdades: enquanto Américas, Europa e Leste da Ásia estão perto dessa média ou acima dela, menos de 30% da população da África recebeu duas doses da vacinas.

(por Agência Brasil)

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM