PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Covid-19 é a doença que mais matou guarulhenses em 2020

Cemitério Vila Rio
Foto: divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Doença causada pelo novo coronavírus matou quase 1,7 mil pessoas no ano passado, mais que o dobro do que a segunda causa, o infarto agudo no miocárdio

A Covid-19 é a doença que mais matou guarulhenses em 2020. De acordo com dados do banco municipal do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), 8.563 pessoas residentes em Guarulhos morreram no ano passado, das quais 1.695 foram vítimas da covid-19. Os dados foram repassados pela Secretaria de Saúde do município a pedido do GRU Diário.

Isso significa que quase 20% das mortes que ocorreram na cidade ou 1 em cada 5 pessoas que vivem na cidade e faleceram foram vítimas da covid-19. Os dados, porém, trazem uma certa inconsistência na quantidade de mortos, já que o boletim epidemiológico do dia 30 de dezembro aponta 1.695 mortes pela doença, enquanto o SIM aponta 1.655 na CID (Classificação Internacional de Doenças) B34, que além do coronavírus considera também doenças de outros vírus como a Influenza. No entanto, isso não altera o fato de que a covid-19 foi a doença que mais matou guarulhenses em 2020.

O número de vítimas da covid-19 é mais que o dobro do que a segunda maior causa de óbitos na cidade. O infarto agudo do miocárdio matou mais de 741 guarulhenses. Em seguida, vem a pneumonia por microorganismo não especificada, que levou 318 pessoas a óbito, seguida pela diabetes, com 230 mortes.

A reportagem chegou a questionar a Prefeitura sobre o critério da causa mortis no atestado de óbito dos pacientes, já que algumas mortes por diabetes, por exemplo, poderiam ter ocorrido em decorrência da potencialização da diabetes pela covid-19.

“O preenchimento da declaração de óbito é função privativa do médico que acompanhou o paciente. Portanto, é ele quem vai assinalar a causa principal da morte no atestado”, afirmou a Secretaria de Saúde.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM