fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Controlador dá bronca em piloto que tentou furar fila de pouso em Guarulhos (veja vídeo)

Controle Aéreo
Foto: rep-rodução/Youtube/SBGR
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Desentendimento ocorreu por um efeito de sobre-modulação na conversa entre pilotos e torre de controle

Câmeras que registram a movimentação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, flagraram uma discussão inusitada entre o piloto de uma aeronave que queria pousar e um controlador aéreo que se irritou com uma possível intenção de furar a fila de pouso.

Em determinado momento, o piloto da aeronave pede autorização para pousar, o que é negado pelo controlador aéreo. Ele então questiona: “Então não está autorizado ao pouso ainda?”.

O controlador então informa que não e pede para o piloto chamá-lo apenas quando houver a proximidade dentro uma determinada área (externo) e diz que há três aeronaves à frente na fila de pouso.

“O senhor me chama próximo ao ‘externo’. Se o senhor não me chamar, com certeza quando o senhor chegar ao ‘externo’ a gente chama. Pelo menos evita acontecer esse tipo de problema. Ok? É só uma orientação”, diz o controlador.

Apesar da discussão inusitada, registrada em vídeo pelo canal SBGR, o site Aeroin explica, em uma matéria feita pelo jornalista Murilo Basseto, que o que ocorreu foi uma sobre-modulação, ou seja, um piloto acabou entrando em uma conversa que não era direcionada a ele e acabou percebendo que não deveria pousar. (Clique aqui para ver mais detalhes).

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM