De acordo com o consórcio, que informou que 11 cidades da região tinham cancelado as festividades, Guarulhos e Itaquaquecetuba ainda avaliam a situação
Depois de emitir um comunicado em que afirmava que Guarulhos e mais 10 cidades da região do Alto Tietê tinham cancelado o Carnaval, o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) afirmou em nova nota que Guarulhos e Itaquaquecetuba ainda avaliam a situação da realização das festas.
No estado de São Paulo, aproximadamente 80 cidades afirmaram que não vão realizar o evento por conta do risco de uma nova onda de contaminação da covid-19. A Prefeitura de Guarulhos afirma que ainda está em análise.
Das 12 cidades que compõem o Condemat apenas as duas citadas nesta matéria ainda não se posicionaram oficialmente sobre o tema.
Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (24), os prefeitos avaliaram os impactos econômicos, já que a festa popular demanda investimentos significativos, e principalmente as ameaças no controle da pandemia.
Entre os argumentos está o atual pico da doença enfrentado por alguns países da Europa e os riscos de chegada ao Brasil em três meses e o fato de que os jovens, público principal das grandes aglomerações, ainda não terão tomado a dose de reforço até o Carnaval.