Regras da fase vermelha do Plano São Paulo vale para todo o final de semana em todo o Estado
A partir das 20h desta sexta-feira (29), os comércios não essenciais como bares não poderão funcionar e só voltam a abrir na segunda-feira (1º), a partir das 6h. As restrições fazem parte da Fase vermelha do Plano São Paulo.
Na última reclassificação feita pelo Governo do Estado no dia 22 deste mês, todo o Estado foi colocado na fase vermelha das 20h até as 6h, e por 24 horas durante finais de semana e feriados.
A medida visa conter o avanço da covid-19 no Estado. Do dia 1º até 21 de janeiro houve um aumento de 42% no número de novos casos confirmados de covid-19 e de 39% nas mortes na comparação com o mesmo período de dezembro do ano passado.
De acordo com o Estado, os mais jovens são os responsáveis por aumentar o nível a contaminação e por desrespeito ao Plano São Paulo.
Nesta semana, a Prefeitura apertou o cerco contra os comércios que desrespeitam as regras, principalmente na Região Central. Burger King, City Bread e Armarinhos Fernando estão entre os estabelecimentos que foram autuados.
Veja o que pode funcionar na fase vermelha:
- Farmácias
- Mercados
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Serviços de delivery ou entregas
- Lavanderias
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
- Transportadoras, oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Hotéis e pousadas
- Bancos
- Pet shops
Veja o que pode funcionar na fase laranja:
- Comércio e serviços podem funcionar por até oito horas por dias, com 40% da capacidade, exceto bares, que continuam com o atendimento presencial proibido