Adiamento ocorreu por conta da pandemia do novo coronavírus
Apesar de as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 terminarem na próxima quarta-feira, às 23h59, alunos de todo o Brasil não têm qualquer ideia de quando as provas serão aplicadas. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar, por um período de 30 a 60 dias, as avaliações por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o coordenador pedagógico do Hexag, Felipe Filatte, apesar de o adiamento oferecer a possibilidade de um maior tempo de estudos e preparação aos alunos, a situação pode ser negativa para os mais ansiosos. “Acredito que a falta de uma data concreta é um problema”, afirmou.
Com o novo período, explicou o professor, é possível acrescentar um maior tempo de revisão dos conteúdos. “No Hexag Medicina as aulas seguiram normalmente. É possível ter até um tempo de férias, de descanso, no meio do ano”, contou Filatte. “Toda mudança causa ansiedade, principalmente em um cenário de incertezas. É preciso ter contato diário com os alunos para acalmar os ânimos”.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou esta manhã o balanço de inscrições: mais de 4,9 milhões de estudantes já haviam se cadastrado para a realização da prova impressa e 101 mil para a digital. Para se inscrever, basta acessar enem.inep.gov.br e realizar o pagamento da taxa, que atualmente é de R$ 85.