Com a falta de vacina contra a gripe em mais de 400 cidades paulistas, conforme confirmado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) e divulgado pelo portal de notícias G1, idosos não devem sair de casa.
Ontem, primeiro dia de vacinação, as vacinas em Guarulhos acabaram em questão de horas e muitos idosos que saíram de casa para ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) se expuseram ao risco de contaminação ao coronavírus por nada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o problema foi o fato de o Governo do Estado, ter entregado apenas 39 mil de 125 mil vacinas. A recomendação da Prefeitura é que os idosos aguardem em suas casas.
“A previsão é que o município receba antecipadamente as entregas programadas ainda esta semana”, disse o governo municipal, em nota.
Já o governo estadual afirmou que enviou, inicialmente, cerca de 2 milhões de doses a SP, o que representa 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira etapa – idosos e profissionais de saúde. O restante deve ser enviado ainda esta semana, com uma força-tarefa para entrega prevista para hoje.