fbpx
PUBLICIDADE

Circuito Sesc de Artes vai percorrer Continental, Pimentas e Jardim Tranquilidade

Eufonia, Cia dos Pés, Circuito Sesc de Artes
Foto: Ayrton Vignola
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Projeto oferece atrações gratuitas em mais de 100 cidades paulistas

O Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo, vai acontecer de 12 a 28 de agosto, com 14 roteiros que irão percorrer 118 municípios da Grande São Paulo. Em Guarulhos, as atividades vão acontecer nos Pimentas, Jardim Tranquilidade e Parque Continental.

A programação conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

As atrações chegam ao CEU Pimentas no dia 19 de agosto. No dia seguinte, os artistas se apresentam na área externa do Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. Já no dia 21 será a vez das apresentações tomarem o Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro

Adriana Amaral, Mafuane Oliveira, Jhow Carvalho, Joice Jane Teixeira e Roberto Santos, todos artistas de São Paulo, apresentam A Roupa do Rei Adinkra, que parte da história dos símbolos e ideogramas Adinkra, sistema de escrita que faz parte da estamparia e indumentária dos povos Akan, ainda presentes em países como Gana, para criar estampas e roupas em miniatura. Na oficina, os artistas-educadores vão apresentar também músicas, jogos e brincadeiras que percorrem o continente africano.

Bodoque Coletivo de Cinema (SP) traz a oficina Gambiarras para Cinema e Vídeo – Improvisando Cenas. Em um miniestúdio de cinema, os participantes podem experimentar técnicas e linguagens cinematográficas utilizando equipamentos alternativos construídos pelos próprios artistas do coletivo.

A Cia. Barnabô (SP) apresenta o espetáculo circense Rústico, que é ambientado em um cenário de natureza, com animais e ferramentas, e apresenta Peperina e Dom Molina. Eles pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história nos corpos, que não deixarão o público indiferente.

ELO, da T.F. Cia de Dança (SP), traz uma performance poética que cria um diálogo entre corpo, arquitetura e público em busca de outro olhar para a cidade, habitando o invisível. Corpos que procuram a anarquia dos afetos, pulsam pela empatia.

Em Que Língua É Essa?, do Núcleo Pé de Zamba (SP), o público faz um passeio lítero-musical recheado de curiosidades sobre a língua portuguesa, trechos de poemas, canções e danças que ilustram a multiplicidade e o dinamismo do português para além da norma culta, visitando, inclusive, as transformações lançadas a partir da comunicação virtual e das redes sociais.

Nega Duda (BA) canta Clementina de Jesus, entoando os clássicos eternizados na voz da cantora fluminense que ficou conhecida pelo público como Rainha Quelé. No espetáculo, que mistura música e teatro, a narrativa é livremente inspirada no livro “Rainha Quelé – Clementina de Jesus”.

O Coletivo Lê apresenta Splish Splash Splush e Tchibum: Mergulho na Leitura, incentivando o público participante em sua formação leitora. Os mergulhadores, mediadores de leitura, promovem o acesso ao acervo e à prática da leitura literária.

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.

Serviço

Circuito Sesc de Artes 2022

  • De 12 a 28 de agosto
  • Guarulhos/ Bairro dos Pimentas – Dia 19 de agosto – CEU Pimentas – Estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas
  • Guarulhos/ Bairro Jardim Tranquilidade – Dia 20 de agosto – Teatro Padre Bento – Área Externa – R. Francisco Foot, 3 – Jardim Tranquilidade
  • Guarulhos/ Parque Continental – Dia 21 de agosto – Parque Linear Transguarulhense – Av.Transguarulhense, s/n/º, Parque Continental

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM