Aparecida, Bertioga e Santos são algumas das que mantiveram restaurantes e comércios abertos
Com o retorno de Guarulhos à fase vermelha do Plano São Paulo, por recomendação do Governo do Estado de São Paulo, muitos guarulhenses decidiram aproveitar o feriado prolongado do Natal em cidades turísticas que ignoraram a gestão João Doria (PSDB) e mantiveram restaurantes e comércios abertos.
A orientação do Estado é que os municípios paulistas mantenham apenas os comércios essenciais em funcionamento nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.
Em Aparecida, por exemplo, a Prefeitura decidiu manter a cidade na fase amarela, com a permissão das atividades. No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, cada missa pode receber até 2 mil fiéis, que precisam utilizar máscara e passam por medição de temperatura. Após as celebrações, os devotos deixam a igreja para a higienização dos bancos.
No Centro de Apoio ao Romeiro – conhecido como shopping de Aparecida – a maioria das lojas e restaurantes fecha às 18h.
Muitas praias também seguem abertas aos turistas. As prefeituras de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião emitiram decretos para manter as cidades na fase amarela do Plano São Paulo, com liberação de restaurantes e comércios não essenciais.
Tanto em Aparecida, como nas praias, os relatos mostram que o movimento de pessoas é inferior ao registrado em anos anteriores nesta época do ano.