Intervalo entre as vacinas da gripe e da covid-19 deve ser de 14 dias
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2021 começa nesta segunda-feira (12) para prevenir a população contra o vírus Influenza. A campanha vai até o dia 9 de julho e será dividida em três etapas para diferentes grupos.
O Instituto Butantan disponibilizou 80 milhões de doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde que espera imunizar 79,8 milhões de pessoas. A campanha contra a Influenza ocorrerá sem que a vacinação contra a covid-19 seja interrompida.
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza ao mesmo tempo. A orientação é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a covid-19 respeitando intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
A vacina contra a influenza deve ser adiada nos casos em que a pessoa esteja com covid-19 em curso ou há menos de 28 dias.
Confira o calendário e grupos prioritários da vacinação:
1ª etapa: 12/4 a 10/5
Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
2ª etapa: 11/5 a 8/6
Idosos com mais de 60 anos e professores
3ª etapa: 9/6 a 9/7
Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento; forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Onde as vacinas serão aplicadas?
A vacinação ocorrerá em postos de saúde mediante apresentação de documento com foto e caderneta de vacinação, se houver.
Na capital, as vacinas serão aplicadas exclusivamente em escolas e estabelecimentos da educação. Confira os endereços no site: https://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h.
O que é a Influenza?
A influenza (gripe) é uma infecção aguda do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza e que se espalha facilmente. Ela começa com febre, dor muscular e tosse seca e pode se apresentar uma forma grave. Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, já os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias A/H1N1 e A/H3N2.