Local vai abrigar uma Unidade de Recuperação da Qualidade (URQ) da água do rio Tietê
A Câmara Municipal aprovou, na tarde desta sexta-feira (3), em sessões extraordinárias, o projeto de lei que libera a área do campo de futebol do Estádio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) implantar uma Unidade de Recuperação da Qualidade (URQ) da água do rio Tietê.
Na votação, houve 24 votos favoráveis à cessão do espaço, oito contrários e duas ausências. O projeto segue para a sanção do prefeito Guti (PSD).
A expectativa é que, até o final do próximo ano, a URQ execute o tratamento de 30% do esgoto produzido em Guarulhos, que deixará de ser despejado in natura no Rio Tietê. A Prefeitura informou que a unidade irá retirar até 90% das impurezas do esgoto, o que, na prática, significa que a água já terá condições de suportar vida.
De acordo com o líder de Governo, vereador Gilvan Passos (PSD), o ginásio da Ponte Grande será mantido. Já a pista de skate e o campo de futebol serão transferidos. “Não vai ter barulho e mal odor para a população do bairro”, comentou.
A vice-líder da PT, vereadora Janete Pietá, afirmou que a medida desrespeita os 18 times de futebol que utilizam o campo de futebol.
As obras, estimadas em R$ 60 milhões, serão executadas pela Sabesp.