Programa de bolsas de estudos vai beneficiar estudantes carentes
Em sessões extraordinárias, nesta sexta-feira (19), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que cria a Faculdade Guarulhos – programa de bolsa de estudos para cursos superiores. O texto segue para a sanção do prefeito Guti (PSD).
A partir do próximo ano, a Prefeitura vai bancar as mensalidades de guarulhenses com baixa renda que cursarem Pedagogia ou Psicologia em universidades particulares. Os participantes do projeto deverão executar atividades extracurriculares em projetos da gestão municipal.
Para Guti, que enviou a proposta para o Legislativo, o programa vai permitir a geração de novas oportunidades de emprego. Posteriormente, outros cursos poderão integrar a grade de bolsas.
A votação trouxe polêmicas. O líder da Oposição, vereador Rômulo Ornelas (PT), chamou o projeto de “desnecessário”. Ele defendeu que a Prefeitura poderia investir em bolsas de estudo para jovens que participem de cursinhos comunitários.
O vereador Jorginho Mota (Agir) contou que ouviu da direção da Universidade de Guarulhos (UNG) o pedido de votar a favor do texto. “É preciso dar mais oportunidades para as pessoas carentes”, defendeu.
Durante as sessões, os vereadores deliberaram um pacotão de 15 projetos encaminhados pela Prefeitura, que deverão ser votados nas próximas semanas.