Prefeitura espera melhora já na próxima temporada de chuvas
O projeto Viva Baquirivu, que pretende acabar com cerca de 70% das enchentes em Guarulhos, está com obras em andamento na cidade. De acordo com o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano, em alguns trechos a calha do rio Baquirivu-Guaçu será duplicada. O aprofundamento do rio poderá chegar a 2,5 metros, o que vai aumentar a vazão de água, além da construção de piscinões.
A Prefeitura de Guarulhos também pretende construir um grande Parque Linear na região, que será até cinco vezes maior do que o Bosque Maia, que é atualmente o principal parque público da cidade. A finalização de todas as obras, que devem custar cerca de R$ 500 milhões, não devem ser concluídas até 2024, mas isso não é um problema, segundo Americano.
“São obras que transcendem o mandato e vão para a próxima geração. Vamos tirar as pessoas que moram na frente do rio e garantir moradia”, disse o secretário.
Apesar de as obras não estarem concluídas, Americano considera que na próxima temporada de chuvas, entre dezembro e março, Guarulhos será menos afetada do que nos últimos anos.