Companhia que levou munições e armas para conflitos na Líbia trouxe equipamentos eletrônicos da China ao Brasil
Um Boeing 747-300 da estatal bielorrussa TransaviaExport pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, na madrugada deste domingo (20).
Segundo informações do site especializada em aviação Aeroin, que revelou a operação com o avião em primeira mão, poucos países fazem negócios com a empresa em questão, já que ela é banida pelos Estados Unidos por ter enviado “milhares de toneladas de munição e armas para zonas de conflito estrangeiras, como na Líbia”.
Ainda de acordo com o site Aeroin, o jato chegou ao Brasil com uma carga de eletrônicos e produtos em geral da China. Após pousar, o avião foi encaminhado para uma área escondida no aeroporto de Guarulhos.
O Boeing modelo 747-300 tem pouquíssimos exemplares ainda em operação. Com a ideia de esconder o avião, amantes da aviação não terão facilidade para fazer fotos ou imagens do avião que chegou a Guarulhos.
A TransaviaExport discorda das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos e afirmar ser “uma medida inaceitável que mina a autoridade do sistema de aviação civil internacional”.
Vale ressaltar que a Bielorrúsia é aliada da Rússia, que neste momento está em guerra contra a Ucrânia e quer tomar o controle do país vizinho.