Todas as paróquias deverão retomar as celebrações até 1º de maio
Na manhã desta quinta-feira (22), o bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano, decidiu que as paróquias que desejarem podem retomar as missas e atividades pastorais presenciais a partir deste sábado (24). Ele determinou ainda que, obrigatoriamente, todas as paróquias realizem celebrações presenciais a partir de 1º de maio, Dia do Trabalho e festividade de São José Operário.
O bispo alertou que as atividades devem respeitar o toque de recolher no Estado, hoje na fase de transição do Plano São Paulo, entre 20h e 5h. Além disso, as medidas sanitárias estão mantidas, como aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, tapete sanitizante, ocupação reduzida das igrejas e obrigatoriedade do uso de máscaras.
Dom Edmilson autorizou algumas paróquias a celebrarem a missa do Domingo de Páscoa, após liminar do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal. Na mesma semana, ele suspendeu as celebrações presenciais. Na última sexta-feira (16), o Estado tinha permitido a volta das celebrações, mas o bispo manteve a suspensão.
Para participar das missas, os fiéis precisam fazer agendamento na maioria das igrejas. Os que não se sentirem em segurança para ir às missas poderão receber a eucaristia em horários a serem definidos pelas paróquias.