Serão enviadas seis toneladas de donativos para ajudar vítimas das explosões; equipe médica está a caminho
O avião KC-390, da Força Aérea Brasileira, começou a ser carregado com seis toneladas de donativos, nesta terça-feira, 11, que serão doados ao Líbano. A ação chamada de Missão Humanitária Brasília tem o objetivo de ajudar os milhares de feridos nas explosões que atingiram o porto de Beirute, em 4 de agosto.
A aeronave irá decolar do Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta quarta-feira, 12, segundo o Ministério da Defesa. “É uma ajuda significativa. O KC-390 vai levar material, equipamentos de saúde e alimentos. A comunidade libanesa é muito grande no Brasil e toda a ajuda que as Forças Armadas puderem dar será sempre útil”, afirmou o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

A decisão de enviar ajuda humanitária ao Líbano foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, no último domingo, 9, em videoconferência com Chefes de Estado e de governo, para tratar das ações de apoio ao país árabe. O trabalho é coordenado pelos Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. O ex-presidente Michel Temer irá comandar a missão humanitária do Brasil, no Líbano, após convite do presidente Bolsonaro.
Comitiva de médicos na ajuda humanitária
Seis médicos com experiência em traumas e queimaduras da rede municipal de saúde do Rio embarcaram nesta segunda-feira, 10, para o Líbano. Todos da comitiva testaram negativo para covid-19.
Os profissionais trabalham em dois grandes hospitais de emergências do Rio, sendo cinco do Miguel Couto e um do Souza Aguiar. No grupo há três cirurgiões gerais, uma neurocirurgiã, um cirurgião plástico e uma clínica geral. A prefeitura do Rio também está enviando medicamentos para ajudar no tratamento dos feridos.
(Com informações da Agência Brasil)