PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Atividades físicas em casa são essenciais para corpo e mente saudáveis

Foto: Racool Studio/Freepik
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

PUBLICIDADE

Quem está em casa, respeitando as regras de quarentena e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) neste momento de pandemia causada pelo novo coronavírus, deve se manter ativo. Preservar a rotina pode parecer difícil no começo, mas encaixar um livro, uma série e as atividades físicas no cotidiano é essencial para manter mente e corpo sadios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o educador físico Horácio Garcia, da CrossLife Vila Barros, mesmo dentro de casa, com objetos do dia a dia, é possível – e necessário – manter a prática de exercícios físicos. “Quando uma pessoa se mantém ativa, libera endorfina, o hormônio do prazer. Fazer atividade física não está ligado somente ao corpo em si, mas ao emocional e à mente também”, afirmou o professor.

As diferenças entre treinar em uma academia ou em casa podem até ser notadas a princípio, mas a adaptação é rápida.

“Normalmente, quem está acostumado a fazer funcional ou crossfit, por exemplo, não sente tanto, porque já usa o peso do próprio corpo no treino. Mas em uns três ou quatro dias, todo mundo se adapta”, disse Horácio.

Já quem estranha a ideia de manter a forma via meios digitais, o professor foi bem claro: basta querer.

“É um trabalho muito mais emocional, psicológico. As pessoas costumam ter vários sabotadores na mente, as famosas desculpas. Falam que não têm tempo, companhia pra treinar. Mas é importante dar o primeiro passo”, contou o personal.

No caso da Crosslife, uma rede de franquias com unidades em todo o Brasil, os alunos da manhã participam de uma live às 8h, enquanto os da noite treinam à distância às 20h, com acompanhamento do professor pelo aplicativo Zoom.

Para quem quer iniciar a prática de atividade física, o professor recomenda que respeite sempre o limite do seu próprio corpo.

“Um carro não sai dos 0 km/h e chega aos 100 km/h de uma hora para outra. Com nosso corpo, é igual. Manter a regularidade é fundamental neste caso”, comentou Horácio.

Neste tempo de quarentena, diversas redes e aplicativos têm publicado treinos gratuitos, que podem ser realizados em até 30 minutos, dentro de casa. São exemplos a SmartFit, o Nike Training Club, o Freeletics e o Adidas Training.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE